O conceito aberto ou integrado já é um estilo consolidado na arquitetura, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é a possibilidade de transformar espaços não integrados em grandes ambientes abertos. Essa é uma tendência que está em alta e é explorada principalmente nas construções de alto padrão.

A diversidade de formatos para integração é enorme. Além de aumentar a sensação de amplitude da casa eles também melhoram a circulação do ar e luminosidade. Até mesmo a área externa pode ser integrada com a interna através de um bom projeto arquitetônico e executado por uma construtora séria.

Projetar um lar no conceito aberto pode proporcionar uma experiência única aos moradores. Por isso, selecionamos três espaços para você se inspirar nesse estilo. Confira:

Cozinha

 

A cozinha foi o primeiro cômodo a destacar o conceito aberto. Como ela é o coração da casa, precisa estar integrada com os outros ambientes. Esse estilo pode ser implementado de diversas formas: meia parede, bancada / ilha ou totalmente aberta mesmo.

Ter uma cozinha integrada com sala, por exemplo, pode aumentar a sensação de amplitude e como são áreas de convívio, pode proporcionar momentos incríveis em família e amigos. Quem tem receio em relação ao cheiro que se espalha na casa durante o preparo das refeições, a dica é a utilização de uma boa coifa.

Área externa (varanda)

A área externa também pode ser usada para  implementar o conceito de integração. Tanto varandas como decks são ótimas opções. A diferença, nesse caso, é que essa integração é feita um pouco diferente dos ambientes totalmente internos.

Para as varandas e sacadas a dica é trazer esses espaços para a parte interna, com a opção de grandes janelas, oferecendo a opção de contato direto com o externo. Assim, a casa ganha metragem tanto nos dias frios como nos dias de calor e sol.

Para os decks a dica é ousar em janelas e portas retráteis. Com isso toda a metragem pode ser agregada, proporcionando uma união do externo com o interno. Quando não for necessário, basta fechar as janelas e manter o conceito através do vidro.

Áreas de convivio (sala)

 

Como o conceito são os ambientes integrados, por que não fazer todos os espaços de convívio sem nenhuma divisória estrutural? Desafio para as construtoras e os engenheiros, é o sonho de muitos arquitetos e está cada vez mais comum.

A ideia é trazer uma sensação de linearidade utilizando apenas o mobiliário para delimitar os espaços. Sala de estar, jantar, cozinha, home theater e até mesmo a piscina podem estar juntos, mas cada um no seu espaço.

Essa delimitação proporcionada pelos móveis oferece uma conversa e integração de toda casa e assim, a rotina da família fica mais conjunta e pode oferecer grandes momentos.

Os espaços integrados também favorecem a iluminação natural. Quer saber mais sobre os benefícios dela para a sua casa? Leia aqui!

× Whatsapp
UA-71136945-1